terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ex-melhor do mundo, 'gordinho' superou drama com drogas para decidir a Liga Futsal



Foglia marcou gol decisivo em vitória incrível sobre Orlândia
Foglia marcou gol decisivo em vitória incrível de Sorocaba sobre Orlândia


Uma final emocionante merecia ter um personagem à altura. E assim foi na Liga Futsal 2014, quando Sorocaba virou de forma incrível e, na prorrogação, bateu Orlândia por 4 a 3, conquistando assim o título da Liga Futsal. Autor do gol do título, Adriano Foglia se naturalizou italiano, foi melhor jogador do mundo, viveu drama familiar e sofreu com suspensão de dois anos por uso de cocaína antes de brilhar na noite dessa segunda-feira.
Assim como acontece com muitos jovens jogadores de futsal, Foglia foi cedo para a Itália, depois de aparecer com destaque no Palmeiras. Na Europa, apareceu para todo o mundo, sendo eleito o melhor do planeta em 2003. Naturalizado italiano (assim como também é comum a outros tantos brasileiros atletas da modalidade), o jogador foi vice-campeão mundial em 2004. Quatro anos depois, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, e a Itália caiu para a Espanha nas semifinais justamente em um gol contra de seu camisa 10.
Para piorar, um tento contra seu patrimônio no último lance de jogo. Em contra-ataque espanhol, praticamente com o cronômetro zerado, Foglia tentou cortar um passe cruzado. No primeiro toque, a bola encontrou a trave, mas o ítalo-brasileiro vinha embalado e não conseguiu evitar o pior: a pelota voltou a bateu em seu corpo e balançou a rede antes do apito final. Os italianos ainda reclamaram, mas, a resignação do "autor" do gol, sentado atrás da meta, chorando, parecia anunciar o que estava por vir.
GETTY
Em 2008, gol contra iniciou drama de Foglia
Em 2008, gol contra iniciou drama de Foglia
O lance iniciava um inferno astral na vida de Foglia. Pouco depois do Mundial, o jogador se separou da mulher e acabou se afastando da filha, Lessa. A distância da família foi compensada pelas drogas, que se encarregaram de tirar do atleta também sua outra paixão. Em dezembro de 2008, ele testou positivo para cocaína em um exame antidoping e acabou suspenso do futsal por 22 meses.
Nesse meio tempo, o ala chegou até a assinar contrato com a Malwee/Jaraguá, time de Santa Catarina que tinha Falcão como grande astro. Porém, não pôde sequer estrear. Em meio à indefinição da carreira, chegou a jogar torneios amadores de futsal e também de futebol society. Foglia ainda passou por outros clubes europeus, mas o renascimento definitivo nas quadras só viria mesmo junto com o surgimento do time de Sorocaba.
Fora de forma, Foglia chegou na metade da temporada e pouco atuou, mas se mostrou decisivo quando mais precisava. Tudo isso sem perder o bom humor. "Eu falava para o time, eu sempre fiz gol aqui em Uberlândia. Mas era mentira, porque eu nunca joguei aqui! Machucado, gordo, pode falar o que quiser. Tem coisa melhor que isso (ser campeão)? Tive vários problemas pessoais, cheguei no meio do ano, não sabia nem se poderia jogar, pois tinha problema na Itália, e hoje está aí. Vamos comemorar", disse, à ESPN logo após a decisão.
Fonte: Henrique Munhos, ESPN.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário